A Rede Brasileira de Engenharia Clínica e Hospitalar – EngeHosp® é uma franquia de serviços e consultoria em Engenharia Clínica e Hospitalar, com atuação em todo o território nacional. Nossa trajetória na área da saúde começou em 1995, com a unidade de negócio Eccosys, concebida pelo CEO da EngeHosp. A Eccosys hoje é uma empresa de engenharia com foco em engenharia hospitalar. Com o passar dos anos, foi visto a deterioração da qualidade dos serviços de engenharia prestados por profissionais e empresas do setor de saúde em todo o Brasil. Com isso em mente, seus diretores se empenharam em conceber uma solução que pudesse ser tanto justa para os hospitais quanto rentável financeiramente para o profissional formado. Desse modo, em 2008, foi criada a Eccomed.

A Eccomed, uma spin-off da Eccosys, se especializou em implantar equipes de Engenharia Clínica em hospitais públicos e privados, funcionando num sistema híbrido de atuação (com colaboradores da empresa trabalhando lado a lado e diuturnamente com profissionais das instituições), até que os Serviços de Engenharia Clínica pudessem operar de uma forma independente. Ao longo da trajetória foi sentindo uma angústia pelo CEO da EngeHosp ao ver salários e qualidade de serviços da categoria despencarem ano a ano, o que culminou com a criação de uma ferramenta inovadora que pudesse atuar nas duas frentes ao mesmo tempo: na qualificação dos prestadores de serviços técnicos profissionais na área tecnológica da saúde e no próprio retorno financeiro que esta melhoria pode proporcionar. Tudo isto sem aumentar os gastos das instituições de saúde, e na melhor das hipóteses trazendo vantagens financeiras e de qualidade para estas instituições.

Então, em meados de 2012, foi dado o início à Rede EngeHosp, um projeto que já vinha sendo idealizado há alguns anos e se solidificou com a concepção de uma Rede de Valor Empresarial e de Cooperação. A melhor forma encontrada para aliar interesses comerciais sem criar uma pressão sobre os custos dos serviços profissionais foi a de franquia empresarial, cristalizada sob as marcas de EngeHosp e Rede Brasileira de Engenharia Clínica e Hospitalar.

Equipe

Thomaz Souza

Thomaz de Souza Rocha

CEO – Diretor Executivo

paula-veren2

Paula Valandro Veren

CTO – Diretora Técnica

joao-victor-souza2

João Victor Souza Rocha

COO – Diretor de Operações

José Fernando Meira da Rocha

José Fernando Meira da Rocha

CKO – Diretor de Conhecimento

simone-souza2

Simone de Souza

CFO – Diretora Financeira

william-souza2

Willian de Souza

COO – Diretor de Operações

Compliance

Regras de Conduta Ética da Rede Brasileira de Engenharia Clínica e Hospitalar

As empresas têm buscado cada vez mais promover a sua seguridade, seja em relação aos processos internos, seja no cumprimento das leis. Para isso, muitas instituições vêm adotando os procedimentos de compliance, que visam o cumprimento de normas e regulamentações e também permitem o conhecimento e a interrelação de todos os setores da organização.

Na Rede EngeHosp adotamos regras rígidas sobre as condutas que tanto os franqueadores quanto os franqueados precisam seguir, para que esta seja uma característica que distinga a nossa plataforma. É de extrema importância que não só franqueador e franqueado pratiquem estes códigos de conduta, mas também que as instituições para qual prestamos serviços estejam cientes e cumpram todas as leis e regulamentações do seu setor de saúde.

Quais são os tipos de compliance adotados na EngeHosp?

Por compliance ser aplicado em instituições e empresas de diferentes segmentos, os programas de conformidade foram ampliados ao longo dos anos, ganhando ramificações. Selecionamos algumas das que adotamos, e mostramos abaixo para explicar melhor:

Compliance empresarial

Compliance empresarial é o dever de estar em conformidade com os atos e normas – tanto internas quanto externas – em que as empresas precisam necessariamente se adaptar.

Todas as empresas devem nortear suas atuações de acordo com as regras estabelecidas – seja pelos organismos de controle ou pelas normas internas da empresa – aos colaboradores e a alta administração.

Além disso, o compliance empresarial ajuda a mostrar às empresas que os padrões seguidos estão de acordo com as normas de controle e em todas as áreas, como direito do trabalho, direito empresarial, direito tributário e fiscal.

Compliance na emissão de pareceres técnicos

O compliance por ocasião de criar ou emitir pareceres técnicos no âmbito de nossa Rede é possivelmente a mais importante linha norteadora dos nossos princípios, pois temos que mostrar exaustivamente que todas as justificativas técnicas que embasaram nossas decisões estão livres de amarras comerciais, pressões externas e interesses escusos.

Compliance trabalhista

O compliance trabalhista também é um dos pontos altos dentro do assunto, já que é fundamental para definir os direitos, deveres e normas de gestores, colaboradores e alta administração. Todas as pessoas que trabalham dentro da Rede precisam saber do código de conduta para colocá-lo em prática no dia a dia.

Compliance tributário

O compliance tributário está atrelado à importância aos padrões de honestidade e de integridade adotados nas normas internas. Aqui, o conjunto de medidas está diretamente relacionado à prevenção de riscos na violação às leis tributárias.

O principal objetivo dentro desse tipo de compliance é mitigar os riscos de cometimento de ilegalidades relacionadas com a legislação tributária – em especial, a concessão de benefícios irregulares, isenções, subsídios e tratamentos diferenciados indevidos, por exemplo.

Quando o compliance tributário é, de fato, implementado, seus mecanismos ajudam na diminuição dos riscos de condutas desonestas, como suborno e abuso de poder para obtenção de benefícios.

Leia mais em: Os 8 pilares de um programa de compliance

 

Conheça nossos clientes